You are here

Disponível em:EnglishEspañolPortuguês

Presidente do México inaugurará reunião bienal mais importante da CEPAL

O Presidente do México, Enrique Peña Nieto abrirá o Trigésimo sexto Período de Sessões da CEPAL, na terça-feira, 24 de maio na Cidade do México.
Anúncio |
18 Maio 2016
Alicia Bárcena e o Presidente do México
Alicia Bárcena, Secretária Executiva da CEPAL, junto ao Presidente do México, Enrique Peña Nieto, en uma foto de archivo (Foto: Carlos Vera/CEPAL).

O Presidente do México, Enrique Peña Nieto, dirigirá a cerimônia de inauguração do Trigésimo sexto Período de Sessões da CEPAL, a reunião bienal mais importante desta Comissão Regional da ONU, na próxima terça-feira, 24 de maio, às 13h no Residencia Oficial de Los Pinos da Cidade do México.

O evento, que será realizado de 23 a 27 de maio nas dependências da Chancelaria mexicana, reunirá representantes dos 45 países-membros e 13 membros associados da CEPAL e será assistido por mais de 30 ministros e vice-ministros de Relações Exteriores, Fazenda, Economia, Produção, Comércio, Planejamento, Desenvolvimento Social e da Mulher, entre outras autoridades.

O ato de abertura contará com a participação especial de Federica Mogherini, Alta Representante da União Europeia para Política Externa e Segurança, Paola Bustamante, Ministra de Desenvolvimento e Inclusão Social do Peru, Claudia Ruiz Massieu, Secretária de Relações Exteriores do México, e Alicia Bárcena, Secretária-Executiva da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL).

Durante as cinco etapas da reunião, a CEPAL apresentará seu relatório de atividades e proporá aos governos uma reflexão sobre estratégias de desenvolvimento no contexto dos compromissos da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), contida no documento de posição, Horizontes 2030: a igualdade no centro do desenvolvimento sustentável, que será entregue na reunião.

O evento reunirá também, pesquisadores e acadêmicos, funcionários de pelo menos 23 organismos intergovernamentais, especializados e do Sistema das Nações Unidas, e mais de 130 representantes de quase 60 organizações da sociedade civil.

O México é membro fundador da CEPAL e onde desde junho de 1951 encontra-se uma das sedes sub-regionais do organismo, que inclui os países da América Central e o México. Será a sexta ocasião em que este país é a sede de um Período de Sessões: 1951, 1965, 1986, 1987 (Conferência Extraordinária), 2000 e 2016.

O programa completo do Trigésimo sexto Período de Sessões da CEPAL, assim como informação geral da reunião e registro para participantes e jornalistas, estão disponíveis no site especial do Encontro: http://periododesesiones.cepal.org/36/pt .

Todos os detalhes da reunião poderão ser acompanhados pelas redes sociais, utilizando as hashtags: #Horizontes2030 e #Horizons2030.

Mais informações:

 

O quê: Trigésimo sexto Período de Sessões da CEPAL.

Quando: Segunda-feira, 23 até sexta-feira, 27 de maio de 2016.

Quem:

Inauguração (Terça-feira, 24 de maio, 13h.) no Residencia Oficial de Los Pinos da Cidade do México (Salón Adolfo López Mateos):

  • Enrique Peña Nieto, Presidente do México.
  • Federica Mogherini, Alta Representante da União Europeia para Política Externa e Segurança.
  • Paola Bustamante, Ministra de Desenvolvimento e Inclusão Social do Peru.
  • Claudia Ruiz Massieu, Secretária de Relações Exteriores do México.
  • Alicia Bárcena, Secretária-Executiva da CEPAL.

Onde: Secretaria de Relações Exteriores do México. Plaza Juárez 20. Piso 1. Colonia Centro, Delegación Cuauhtémoc, México, D.F.

 

Para consultas relacionadas com a imprensa, entrar em contato com:

Na Cidade do México: María Luisa Díaz de León, Oficial de Informação Pública, Sede Sub-regional da CEPAL no México. E-mail: marialuisa.diaz@cepal.org; telefone: (52 55) 41705665, celular: (5255) 5416 9297.

Em Santiago do Chile: Félix Ibáñez, Chefe interino da Unidade de Informação Pública da CEPAL. E-mail: prensa@cepal.org; telefone: (56) 22210 2040, celular (569) 7 967 8306.