You are here

Disponível em:EnglishEspañolPortuguês

Enrique Peña Nieto: “Hoje ratifico o compromisso do México com a integração e com o desenvolvimento sustentável”

O Presidente do México inaugurou juntamente com a Secretária-Executiva da CEPAL, Alicia Bárcena, e outras altas autoridades o Trigésimo sexto Período de Sessões da CEPAL que será realizado até sexta-feira no México.
Comunicado de imprensa |
24 Maio 2016
Alicia Bárcena, Secretária-Executiva da CEPAL, e Enrique Peña Nieto, Presidente do México.
Alicia Bárcena, Secretária-Executiva da CEPAL, e Enrique Peña Nieto, Presidente do México.

“Hoje ratifico o compromisso do México com a integração e com o desenvolvimento sustentável de nossa região para tornar o continente americano um hemisfério de inclusão e prosperidade”, afirmou hoje Enrique Peña Nieto, Presidente do México, durante a cerimônia de inauguração do Tigésimo sexto Período de Sessões da CEPAL que será realizado até sexta-feira, 27 na Cidade do México.

Na abertura do Encontro na Residência Oficial de Los Pinos, também participaram a Secretária-Executiva da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL), Alicia Bárcena, a Ministra de Desenvolvimento e Inclusão Social do Peru, Paola Bustamante, e Ban Ki-moon, Secretário-Geral da ONU (mensagem por vídeo).

“Os trabalhos da CEPAL são indispensáveis para construir uma região unida pelo bem-estar, pelo desenvolvimento inclusivo e pela prosperidade”, afirmou Peña Nieto, que reconheceu o importante trabalho de sua compatriota, Alicia Bárcena, representante do organismo da ONU. “Igualar para crescer e ao mesmo tempo crescer para igualar. Essa é a missão da CEPAL, é a aspiração que compartilham nossas sociedades e é a causa pela qual seguiremos trabalhando unidos e avançando juntos”, declarou.

Acompanhado pela Secretária de Relações Exteriores, Claudia Ruiz Massieu, e outros 10 ministros e altos funcionários do Gabinete Federal, além do Governador Constitucional do Estado de Oaxaca e Presidente da Conferência Nacional de Governadores, Gabino Cué Monteagudo, o Chefe de Estado observou que “a participação da sociedade, a consistência entre políticas públicas, um enfoque de direitos, um compromisso com a certeza para gerar valor e uma visão sustentável do desenvolvimento são elementos essenciais para alcançar o desenvolvimento com igualdade que é promovido pela CEPAL”.

Agradecendo ao Presidente do México e às autoridades mexicanas por acolher a reunião bienal mais importante da CEPAL, Alicia Bárcena reconheceu que a região e o mundo atravessam um momento econômico complexo no marco de um modelo de desenvolvimento que mostra profundos desequilíbrios, que motivaram a aprovação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável pela comunidade internacional em 2015.

“O México e a região têm desempenhado um papel central no processo de negociação da Agenda 2030 e sabemos que terão em seu seguimento”, afirmou Bárcena. “Sair do duro momento que vivemos, conseguir alinhar nossa trajetória de desenvolvimento com aspirações como aquelas contidas na Agenda 2030, requer a implementação integrada de políticas econômicas, industriais, sociais e ambientais em sintonia com a mudança estrutural progressiva que propõe a CEPAL”.

A Comissão, acrescentou Bárcena, “considera que os objetivos e desafios ambientais abrem uma grande oportunidade para uma transformação tecnológica e produtiva que seja a base da geração de empregos de qualidade, de maior crescimento e de mais igualdade. Esta não é uma proposta técnica, é antes de tudo uma tarefa política”.

“Trata-se de dar um grande impulso econômico com base no ambiental ou um “big push” ambiental”, enfatizou a Secretária-Executiva, que também pediu para gerar uma nova governança internacional, com novas coalizões entre o Estado, o mercado e a sociedade para a provisão de bens públicos globais.

Por sua parte, Paola Bustamante, Ministra de Desenvolvimento e Inclusão Social do Peru, assegurou que seu país “oferece o mais amplo apoio político para a Agenda 2030, não somente por ter participado ativamente em seu processo de definição, mas também, porque constitui um compromisso político e sobretudo ético na busca do bem-estar de nossas populações”.

O Peru acolheu o último Período de Sessões da CEPAL em 2014 e entregou hoje a Presidência da Comissão ao México para o próximo biênio. Alicia Bárcena agradeceu especialmente a liderança do país sul-americano nos últimos dois anos.

Por meio de uma mensagem gravada, o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, afirmou que “a América Latina e o Caribe contribuíram para colocar a igualdade no centro da Agenda 2030. Agora, devemos passar da visão para a realidade, mediante a colaboração dos governos, do setor privado e da sociedade civil”.

O representante máximo da ONU agradeceu particularmente a Alicia Bárcena “por sua liderança e sua visão” neste tema.

O Período de Sessões da CEPAL é assistido por delegados de seus 45 países-membros e 13 membros associados, além de funcionários internacionais, representantes de organizações não governamentais, acadêmicos e convidados especiais.

Neste espaço de debate regional são discutidos os assuntos econômicos, sociais e ambientais mais relevantes para os países da América Latina e do Caribe e onde é aprovado o programa de trabalho da CEPAL para o biênio seguinte.

Na quarta-feira, 25 de maio haverá uma Mesa Redonda sobre a Dimensão Regional do Seguimento da Agenda 2030 e na quinta-feira, 26 um Seminário com painéis dedicados às políticas macroeconômicas, industriais e sociais, que contará com a participação de ministros de Finanças, Economia e Indústria e Desenvolvimento Social da região.

Nesse mesmo dia, Alicia Bárcena apresentará oficialmente o documento Horizontes 2030: a igualdade no centro do desenvolvimento sustentável, a última proposta estratégica da CEPAL, que interpela analítica e operativamente a Agenda 2030 a partir das realidades dos países da América Latina e do Caribe.

Na cerimônia de encerramento, que ocorrerá na sexta-feria, 27 de maio, após um Diálogo de Chanceleres e Altas autoridades da América Latina e do Caribe, serão divulgadas as resoluções do Encontro.

O programa completo do Trigésimo sexto Período de Sessões da CEPAL, assim como informações gerais da reunião, estão disponíveis no site especial do Encontro: http://periododesesiones.cepal.org/36/pt .

Todos os detalhes da reunião podem ser acompanhados pelas redes sociais, utilizando as hashtags #Horizontes2030 e #Horizons2030.

Mais informações:

Para consultas relacionadas com a imprensa, entrar em contato com:
 

Na Cidade do México: María Luisa Díaz de León, Oficial de Informação Pública, Sede Sub-regional da CEPAL no México. E-mail: marialuisa.diaz@cepal.org; telefone: (52 55) 41705665, celular: (5255) 5416 9297.

Félix Ibáñez, Chefe interino da Unidade de Informação Pública da CEPAL.

E-mail: prensa@cepal.org; telefone: (56) 22210 2040, celular (569) 7 967 8306.

Siga-nos no: Twitter, Facebook, Flickr e YouTube.