You are here

Disponível em:EnglishEspañolPortuguês

Criado Fórum dos Países da América Latina e do Caribe sobre o Desenvolvimento Sustentável

Autoridades reunidas no Trigésimo sexto Período de Sessões da CEPAL no México decidiram estabelecer este espaço como mecanismo regional para o seguimento e exame da implementação da Agenda 2030 na região.
Comunicado de imprensa |
27 Maio 2016
Foto oficial dos representantes governamentais reunidos no Trigésimo sexto Período de Sessões.
Foto oficial dos representantes governamentais reunidos no Trigésimo sexto Período de Sessões.

Representantes governamentais reunidos no Trigésimo sexto Período de Sessões da CEPAL no México decidiram criar hoje o Fórum dos Países da América Latina e do Caribe sobre o Desenvolvimento Sustentável como mecanismo regional para o seguimento e exame da implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, incluídos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e suas metas, seus meios de implementação e a Agenda de Ação de Adis Abeba sobre Financiamento para o Desenvolvimento.

A resolução foi aprovada no encerramento da reunião bienal na Cidade do México, após um Diálogo de chanceleres e altas autoridades, presidido por Claudia Ruiz Massieu, Secretária de Relações Exteriores do México, com a participação de Alicia Barcena, Secretária- Executiva da CEPAL; Isabel de Saint-Malo de Alvarado, Vice-presidente e Ministra de Relações Exteriores do Panamá;  Rodrigo Malmierca, Ministro de Comércio Exterior e de Investimento Estrangeiro de Cuba; María Ángela Holguín Cuellar, Ministra de Relações Exteriores da Colômbia; Carlos Raúl Morales Moscoso, Ministro de Relações Exteriores da Guatemala; Ana María Sánchez de Ríos, Ministra de Relações Exteriores do Peru; e Mark Brantley, Ministro de Relações Exteriores e Aviação de São Cristóvão e Névis.

O Fórum aprovado nesta sexta-feira por aclamação será dirigido pelos Estados e aberto à participação de todos os países da América Latina e do Caribe. Será convocado sob os auspícios da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) e será orientado pelos princípios estabelecidos para todos os processos de seguimento e exame pela Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, aprovada em setembro de 2015 pelos 193 Países-membros da ONU.

Segundo a resolução, quatro semanas antes de ser realizada cada reunião anual do Fórum, a Secretaria da CEPAL emitirá um relatório de progresso que será considerado como uma contribuição regional ao Fórum Político de Alto Nível sobre o Desenvolvimento Sustentável -auspiciado pelo Conselho Econômico e Social da ONU (ECOSOC) - e pelo Fórum do Conselho Econômico e Social sobre o Seguimento de Financiamento para o Desenvolvimento. Também, acordou-se a elaboração de um Relatório de avanço quadrienal.

Neste Relatório serão avaliados o progresso e os desafios regionais na implementação da Agenda 2030, com base nos indicadores acordados, de outras contribuições dos órgãos subsidiários da CEPAL e dos exames nacionais, conforme corresponda, e serão proporcionadas recomendações de políticas para a consideração do Fórum.

Este novo espaço, indica a resolução, deveria proporcionar oportunidades úteis de aprendizagem entre pares por meio de exames voluntários, pelo intercâmbio de boas práticas e pela discussão de metas comuns, assim como beneficiar-se da cooperação das Comissões e das Organizações Regionais e sub-regionais para orientar um processo regional inclusivo.

No acordo estabelecido hoje são indicadas pelo menos 16 ações por meio das quais o Fórum contribuirá para a implementação da Agenda 2030 e da Agenda de Ação de Adis Abeba da Terceira Conferência Internacional sobre o Financiamento para o Desenvolvimento, assim como o êxito dos ODS.

Entre elas, destaca-se o fortalecimento da coordenação, a promoção da cooperação e a oferta de orientações políticas mediante recomendações para o desenvolvimento sustentável no âmbito regional; e a promoção da integração das três dimensões do desenvolvimento sustentável de forma holística e intersetorial.

A ênfase será colocada especialmente na erradicação da pobreza em todas suas formas e dimensões, no fomento de um crescimento inclusivo, equitativo e duradouro, incluindo padrões de consumo e produção sustentáveis, na redução da desigualdade e na promoção da inclusão social, no reconhecimento da diversidade cultural e do papel crucial da cultura para facilitar o desenvolvimento sustentável, na proteção e uso sustentável do ambiente, e no favorecimento do bem viver em harmonia com a natureza.  

O acordo indica, também, que o Fórum “aproveitará os mandatos e plataformas existentes, evitando as duplicações e a criação de estruturas adicionais, e que, dentro dos limites dos recursos existentes, promoverá a coordenação e coerência no Sistema das Nações Unidas para o desenvolvimento, e convidará outros organismos regionais e sub-regionais relevantes e instituições financeiras internacionais para que participem de suas reuniões”.

Neste sentido, em uma carta dirigida à Secretária-Executiva da CEPAL, Alicia Bárcena, três Fundos e Programas das Nações Unidas (ONU Mulheres, UNFPA e UNICEF) felicitaram a CEPAL pela conformação do Fórum e celebraram o fato de que este mecanismo regional seja construído sobre as plataformas e mandatos existentes, promovendo a coordenação e a coerência dentro do Sistema das Nações Unidas, ao receber relatórios dos órgãos subsidiários da CEPAL em que as três instituições têm uma ativa participação.

Igualmente, as organizações e redes da sociedade civil participantes do Encontro avaliaram a criação do Fórum “como um passo muito significativo para a implementação da Agenda 2030 no âmbito regional”.

A resolução aprovada hoje propõe que o Fórum reconhecerá as necessidades especiais e os desafios particulares dos países em desenvolvimento sem litoral, os pequenos Estados insulares em desenvolvimento, os países de renda média, os países menos adiantados e os países que se encontram em situações de conflito e posteriores a um conflito, a fim de responder ao caráter universal da Agenda 2030.

Finalmente, o Fórum é incentivado a assegurar uma participação institucionalizada dos múltiplos atores interessados, incluídos as organizações da sociedade civil, os âmbitos acadêmicos e o setor privado.

 

Mais informações:

 

Para consultas relacionadas com a imprensa, entrar em contato:
 

Na Cidade do México com: María Luisa Díaz de León, Oficial de Informação Pública, Sede Sub-regional da CEPAL no México. E-mail: marialuisa.diaz@cepal.org; telephone: (52 55) 41705665, cellular: (5255) 5416 9297.

Félix Ibáñez, Chefe Interino da Unidade de Informação Pública da CEPAL.

E-mail: prensa@cepal.org; telefone: (56) 22210 2040, celular: (569) 7 967 8306.