You are here

Disponível em:EnglishEspañolPortuguês

Chanceleres da região destacam relevância de propostas da CEPAL no encerramento de sua reunião bienal no México

Autoridades acolheram propostas do documento da CEPAL “Horizontes 2030: a igualdade no centro do desenvolvimento sustentável”, e celebraram a criação do Fórum dos países da América Latina e do Caribe sobre o Desenvolvimento Sustentável.
Comunicado de imprensa |
27 Maio 2016
Encerramento do 36 período de sessões da CEPAL
A Secretária de Relações Exteriores do México, Claudia Ruiz Massieu, presidiu o Diálogo de Chanceleres e Altas Autoridades, e a cerimonia do encerramento do 36 período de sessões da CEPAL (Foto: Adrián Orozco/SRE).

O Trigésimo sexto Período de Sessões, a reunião bienal mais importante da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL), encerrou hoje na Cidade de México com um Diálogo de Chanceleres e Altas Autoridades, que destacaram a relevância das propostas da Comissão para avançar rumo a uma mudança no estilo de desenvolvimento baseado em uma mudança estrutural progressiva e um grande impulso ambiental, e celebraram a aprovação do Fórum dos países da  América Latina e do Caribe sobre o Desenvolvimento Sustentável.

O encerramento do Encontro contou com a participação de Ministros de Relações Exteriores, de Comércio e de outras altas autoridades de oito países (Colômbia, Cuba, Guatemala, Honduras, México, Panamá, Peru e São Cristóvão e Névis) e da Secretária-Executiva da CEPAL, Alicia Bárcena.

Na qualidade de Presidente do Período de Sessões, a Secretária de Relações Exteriores do México, Claudia Ruiz Massieu, assumiu formalmente em nome de seu país a presidência da CEPAL pelos próximos dois anos.

As autoridades aprovaram as propostas e o enfoque integrado do desenvolvimento apresentado pela CEPAL em seu documento Horizontes 2030: a igualdade no centro do desenvolvimento sustentável, assim como suas conclusões.

As autoridades celebraram, também a aprovação das 18 resoluções da reunião, entre elas a “Resolução do México” na qual é criado o Fórum dos Países da América Latina e do Caribe sobre o Desenvolvimento Sustentável, que será o Mecanismo Regional para o Seguimento e Exame da Implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, incluídos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e suas metas, seus meios de implementação e a Agenda de Ação de Adis Abeba sobre o Financiamento para o Desenvolvimento.

“Os objetivos da Agenda 2030 são ambiciosos e por isso os esforços para consegui-los devem ser enormes, mas podemos ficar otimistas com os acordos alcançados. Há concordância e compromisso dos distintos países e objetivos que todos compartilhamos. Devemos fazer de 2016 um ano em que tenhamos resultados concretos desta Agenda”, declarou a Chanceler Ruiz-Massieu.

Por sua parte Alicia Bárcena considerou que “esta semana nos enriqueceu. A Agenda 2030 é uma agenda universal. É a primeira vez que a ONU gera algo desta natureza. Tem propostas civilizatórias que reconhecem a igualdade a a sustentabilidade como princípios orientadores”.

No Diálogo de Altas Autoridades participaram a Vice-presidente e Ministra de Relações Exteriores do Panamá, Isabel de Saint Malo; o Ministro de Comércio Exterior e de Investimento Estrangeiro de Cuba, Rodrigo Malmierca; a Ministra de Relações Exteriores da Colômbia, María Ángela Holguín; o Ministro de Relações Exteriores da Guatemala, Carlos Raúl Morales; a Ministra de Relações Exteriores do Peru, Ana María Sánchez; o Ministro de Relações Exteriores e Aviação de São Cristóvão e Névis, Mark Brantley; e a Vice-ministra hondurenha María Andrea Matamoros.

Todos concordaram em que o novo estilo de desenvolvimento sustentável com igualdade que popõe a CEPAL é uma necessidade inevitável de ordem prática na atualidade, já que os modelos do passado estão esgotados.

Em sua exposição, o Ministro cubano Rodrigo Malmierca apresentou a oferta de seu país para ser a sede do próximo Período de Sessões da CEPAL (em 2018), proposta que foi aprovada posteriormente por aclamação por todos os delegados.

Em suas palavras no encerramento do evento, a Secretária-Executiva da CEPAL agradeceu ao povo mexicano e a seu governo, liderado pelo Presidente Enrique Peña Nieto, por ter acolhido este evento ao qual assistiram 41 delegações de países-membros, 13 Organismos, Fundos e Programas internacionais da ONU, mais de 135 organizações não governamentais, duas vice-presidentes, mais de 30 ministras e ministros, 16 vice-ministros e sub-secretários, além de embaixadores e diretores de cooperação de várias nações.

“O capítulo que estamos escrevendo neste Período de Sessões na Cidade do México semeará sementes poderosas, sementes de mudança, de justiça social e de igualdade. Apropriamo-nos de uma Agenda global, com horizonte para 2030, para torná-la nossa, latino-americana e caribenha”, declarou Alicia Bárcena.

“Hoje se inicia um momento histórico para nossa região. Aprovamos um Fórum dos Países da América Latina e do Caribe sobre o Desenvolvimento Sustentável que nos permitirá dar seguimento e exame da Agenda 2030. Todas as organizações da ONU, assim como os órgãos subsidiários da CEPAL, farão parte desta iniciativa. É uma resolução visionária porque nos acompanhará durante os próximos 15 anos”, acrescentou Bárcena.

A ministra Ruiz Massieu concordou que este Fórum de Desenvolvimento Sustentável será fundamental para a formulação de políticas públicas e ratificou o compromisso do México com seu desenvolvimento e com a Agenda 2030.

“Chegamos a um limiar de não retorno, onde o desenvolvimento sustentável, a inclusão e a igualdade já não fazem parte de um menu de opções, mas o único caminho para conseguir um futuro viável. A mudança deve ser estrutural e a prosperidade compartilhada ou não será para ninguém. Hoje a América Latina e o Caribe estão dando o exemplo. Já temos o diagnóstico, os instrumentos, o consenso e esta semana colocamos as bases para a implementação”, considerou Ruiz Massieu ao declarar finalizada a reunião da CEPAL.

Todos os detalhes do Encontro podem ser acompanhados pelas redes sociais utlizando as hashtags #Horizontes2030 e #Horizons2030.

Mais informações:

 

Para consultas relacionadas com a imprensa, entrar em contato com:
 

María Luisa Díaz de León, Oficial de Informação Pública, Sede Sub-regional da CEPAL no México. E-mail: marialuisa.diaz@cepal.org; telefone: (52 55) 41705665, celular: (5255) 5416 9297.

Félix Ibáñez, Chefe interino da Unidade de Informação Pública da CEPAL. E-mail: prensa@cepal.org; telefone: (56) 22210 2040, celular: (569) 7 967 8306.