Disponível em: Español|English|Português

Integração regional

Por uma estratégia de cadeias de valor inclusivas
Publicado:06/05/2014
  • Período de Sesiones de la Comisión

Autor: 

CEPAL

Fecha de Publicación: : 

06/05/2014

Editorial: 

  • CEPAL
  • Período de Sesiones de la Comisión

Descrição

A integração regional é um processo multidimensional cujas expressões incluem iniciativas de coordenação, cooperação, convergência e integração profunda e cujo alcance abrange não só as temáticas econômicas e comerciais, mas também as políticas, sociais, culturais e ambientais.

O presente documento se concentra na dimensão produtiva da integração e em como ela pode contribuir à estratégia de mudança estrutural para a igualdade que a CEPAL vem propondo para a região desde 2010. Deste modo, retoma-se um tema que sempre esteve no centro das reflexões da CEPAL sobre integração e desenvolvimento. Além disso, procura-se contribuir a um debate atualizado sobre o papel da integração na América Latina e no Caribe, à luz das significativas transformações em curso na economia mundial. Entre estas, destacam-se a acelerada mudança tecnológica, o crescente peso econômico da Ásia e, em geral, das economias emergentes, a irrupção das cadeias mundiais de valor e a tendência à formação de macrorregiões integradas.

Índice: 

Capítulo I: A cambiante economia política da integração regional

Capítulo II: Uma conjuntura econômica mundial complexa

Capítulo III: Síntese das principais transformações em curso na economia mundial

Capítulo IV: A necessidade da integração regional na América Latina e no Caribe ante as transformações mundiais em curso

Capítulo V: O vínculo entre a integração e a industrialização

Capítulo VI: Os particulares desafios da integração no Caribe

Capítulo VII: Um decálogo para a integração regional