Disponível em: Español|English|Português

Presidente do Peru, Ollanta Humala: “Não basta o crescimento econômico para fechar as brechas da desigualdade”

Publicado:06/05/2014
  • Comunicados de imprensa

O mandatário inaugurou junto com a Secretária Executiva da CEPAL, Alicia Bárcena, o Trigésimo quinto Período de Sessões do organismo das Nações Unidas, no qual participam diversas autoridades da região.

Inauguración.jpg

O Presidente do Peru, Ollanta Humala, e a Secretária Executiva da CEPAL, Alicia Bárcena
O Presidente do Peru, Ollanta Humala, e a Secretária Executiva da CEPAL, Alicia Bárcena, durante a cerimônia de abertura do Trigésimo quinto Período de Sessões da CEPAL.

Créditos: 

Daniel Malpica/Ministério de Relações Exteriores do Peru.

(6 de maio de 2014) “Não basta o crescimento econômico para fechar as brechas da desigualdade. Nossa estratégia tem sido incluir para crescer”, disse hoje o Presidente do Peru, Ollanta Humala, durante a cerimônia de abertura do Trigésimo quinto Período de Sessões da CEPAL que se realiza na capital peruana até sexta-feira, 9 de maio.

“Esta estratégia tem nos dado resultados, temos aumentado em  mais  de 50% o investimento social nos dois anos de governo, temos tirado da pobreza quase meio milhão de peruanos”, disse o mandatário.

Acompanhou o Chefe de Estado a Secretária Executiva da CEPAL, Alicia Bárcena, que agradeceu a colaboração do governo peruano na preparação da reunião do organismo em Lima e concordou com a necessidade de priorizar um crescimento com igualdade e sustentabilidade ambiental nos países da região.

A Ministra de Relações Exteriores do Peru, Eda Rivas, também, participou da cerimônia.

Ressaltando a tradição da CEPAL e sua contribuição ao pensamento latino-americano, o Presidente peruano destacou que “hoje em dia, com o fortalecimento da cidadania, temos o desafio de reconstruir um Estado mais moderno e eficiente”.

Em seu discurso, Ollanta Humala considerou que é necessário construir uma apologia à  igualdade. “Não somos a região mais pobre, porém, a mais desigual. Como entender este desafio? Temos cometido o erro de confundir pobreza com desigualdade, queremos combater a pobreza sem construir política social que combata a desigualdade”, afirmou.

“Hoje a região enfrenta desafios maiores para manter a direção ascendente no caminho rumo à igualdade - associada à plena titularidade de direitos - e ampliá-la aos diversos âmbitos em que se faz necessária essa igualdade”, disse Alicia Bárcena em seu discurso.

A Secretária Executiva da CEPAL considerou que a mudança no ciclo dos recursos naturais, assim como a esperada redução dos fluxos de capital e da liquidez mundial e o possível aumento das taxas de juros, colocam a região diante de um cenário menos favorável frente ao futuro.

“Para assegurar os resultados sociais alcançados é necessário  promover, mediante um conjunto renovado de reformas institucionais e políticas, um novo caminho de crescimento sustentável com crescentes graus de igualdade”, enfatizou. “Nossa convicção é clara: temos que igualar para crescer e crescer para igualar ou como você disse, Senhor Presidente, crescer para incluir e incluir para crescer”, acrescentou.

O Período de Sessões é a reunião bienal mais importante organizada pela CEPAL, na qual participam  delegados de 40 Estados-membros da Comissão, funcionários internacionais, representantes de organizações não governamentais, personalidades acadêmicas e convidados especiais.

Neste fórum de debate regional discutem-se os assuntos econômicos, sociais e ambientais, que se referem aos países da América Latina e do Caribe e onde se aprova o programa de trabalho da Comissão para o biênio seguinte.

Nesta oportunidade, a CEPAL está apresentando o documento Pactos para a igualdade: rumo a um futuro sustentável, a última proposta estratégica do organismo para impulsionar o desenvolvimento da região, que completa a chamada “trilogia da igualdade” publicada pela Comissão desde 2010.

Este documento propõe a necessidade de construir grandes acordos nacionais e regionais em âmbitos tais como: a política fiscal e a política industrial, o mundo do trabalho e a provisão de bens públicos, a governança dos recursos naturais e a sustentabilidade ambiental, entre outras áreas chave para o desenvolvimento dos países.

“As políticas consagradas em pactos podem oferecer un marco mais robusto e duradouro para formular estratégias de médio e longo prazo nos países”, explicou a Secretária Executiva da CEPAL.

Em sua opinião, “apostar pela igualdade requer pactos, grandes acordos políticos com visão estratégica que envolvem uma ampla gama de atores, capazes de garantir sua continuidade e dinamizar o exercício da cidadania”.

Como parte das atividades do Trigésimo quinto Período de Sessões será realizado, na quarta-feira um Seminário sobre os desafios da integração regional, onde será apresentado o documento Integración regional: hacia una estrategia de cadenas de valor inclusivas. Entretanto, na quinta-feira, está programado outro Seminário sobre os pactos para a igualdade.

Na cerimônia de encerramento, que ocorrerá, na sexta-feira, depois de um Diálogo de Altas Autoridades da América Latina e do Caribe, serão apresentadas as resoluções do Encontro.

Mais informações:

 

Para consultas, entrar em contato em Lima com:  María Amparo Lasso, Chefe da Unidade de Informação Pública da CEPAL. E-mail: prensa@cepal.org, mariaamparo.lasso@cepal.org. Celular: (56 9) 79678306.

Siga-nos no: Twitter, Facebook, Flickr, YouTube e Google+.