Disponível em: Español|Português|English

CEPAL lança repositório digital com mais de 35.000 publicações de acesso livre

Publicado:06/05/2014
  • Comunicados de imprensa

O patrimônio intelectual deste organismo das Nações Unidas está disponível a partir de hoje no site http://repositorio.cepal.org.

(6 de maio de 2014) Mais de 35.000 publicações da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL), desde a primeira de 1948 até a mais recente, podem ser consultadas e baixadas em formato digital no repositório lançado hoje, durante o Trigésimo quinto Período de Sessões que o organismo realiza na capital do Peru.

Os repositórios digitais permitem armazenar, indexar, preservar e difundir todas as publicações de uma instituição em um único lugar. O acesso ao repositório documental da CEPAL, pode ser realizado pelo seguinte link: http://repositorio.cepal.org.

Com obras de mais de 8.000 autores em cinco idiomas, o repositório está direcionado a todos os usuários interessados em conhecer o trabalho da Comissão, especialmente os formuladores de políticas, pesquisadores, acadêmicos e estudantes. No total, as páginas com os documentos oficiais ultrapassam  2,5 millhões.

“No marco de nossa política de acesso aberto, colocamos a disposição da comunidade internacional todos os documentos que dão vida ao pensamento cepalino, o qual por mais de seis décadas tem buscado contribuir para o desenvolvimento dos países da América Latina e do Caribe”, explicou Alicia Bárcena, Secretária Executiva da CEPAL.

Graças a este novo produto, desenvolvido pela Biblioteca da CEPAL, será más fácil buscar e baixar de forma gratuita os documentos produzidos pelo organismo regional, entre os quais se destacam livros institucionais, relatórios anuais, co-edições, séries, revistas, boletins e documentos de conferências e reuniões, assim como recursos multimídia, entre outros. Seu sistema de busca ao texto completo aumenta as possibilidades de resultados.

Para serem armazenados no repositório, os documentos devem cumprir alguns critérios, como serem edições oficiais e finais, conter informação de caráter público e serem representativos da memória institucional. A CEPAL também, deve contar com os direitos de autor.

O repositório busca aumentar a visibilidade e o impacto do trabalho da CEPAL e garantir a conservação permanente e segura de sua propriedade intelectual a longo prazo, entre outros objetivos.

Mais informações:

Para consultas, entrar em contato com a Unidade de Informação Pública da CEPAL.

E-mail: prensa@cepal.org; telefone: (56 2) 2210 2040.

No Brasil, entrar em contato com: Pulcheria Graziani.

E-mail: pulcheria.graziani@cepal.org – telefones: (61) 3321-7540 ou (61) 9976-8030.

Siga-nos no: Twitter, Facebook, Flickr, YouTube e Google+.